Minicursos


Estes são os minicursos do WSCAD-SSC 2010 em ordem alfabética de título:

Minicurso 1

Infraestrutura de Software para a Computação Ubíqua por Cristiano André da Costa (Unisinos), Jorge Barbosa (Unisinos), Adenauer Yamin (UCPEL and UFPEL), Claudio Geyer (UFRGS).


Resumo: A área de computação ubíqua (ubicomp) pressupõe uma forte integração com o mundo real, com foco no usuário e em manter alta transparência. Para o desenvolvimento de aplicações nesse cenário, é necessária uma infraestrutura de software adequada. O trabalho proposto, consequentemente, apresenta um modelo abrangente e genérico de arquitetura de software para a ubicomp. O modelo incorpora todos os desafios considerados significantes na área. O foco do modelo abrangente proposto é em destacar os vários requisitos necessários para que a computação ubíqua que devem ser endereçados por uma infraestrutura de software. Antes de apresentar esse modelo, discutimos os motivos pelo qual modelos tradicionais sozinhos não são suficientes para desenvolvimento de sistemas ubíquos. Além disso, uma visão geral da área de computação ubíqua é apresentada, bem como alguns estudos de caso de ambientes para o desenvolvimento de software ubíquo.


Ministrante: Cristiano André da Costa possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Ciências da Computação pela mesma Universidade (2008). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PIPCA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).Tem experiência na área de redes de computadores e sistemas distribuídos, com ênfase em computação ubíqua, atuando principalmente nos seguintes temas: sensibilidade ao contexto, sistemas distribuídos, processamento paralelo e sistemas operacionais.


Minicurso 2

Programação Paralela em Ambientes Computacionais Heterogêneos com OpenCL por Cesar Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Luiz Gonzaga da Silveira Jr (UNISINOS), Gerson Geraldo H. Cavalheiro (UFPEL).


Resumo: OpenCL é um padrão aberto para programação de alto desempenho em ambientes computacionais heterogêneos equipados com CPUs multicore e GPUs many-core. OpenCL torna possível a escrita de código multi-plataforma para tais dispositivos, sem a necessidade do uso de linguagens e ferramentas específicas de fabricante. Com foco no paralelismo, a programação em OpenCL baseia-se na escrita de funções que são executadas em múltiplas instâncias simultâneas. Este minicurso visa introduzir conceitos-chave e explorar a arquitetura definida no padrão OpenCL.


Ministrante: César Leonardo Blum Silveira possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É membro da SBC. Trabalha como desenvolvedor de software na V3D, com foco em soluções de processamento de imagens e visão computacional. Possui experiência no uso de OpenCL na otimização de algoritmos de processamento de imagens. Foi ministrante do minicurso de OpenCL do SVR 2010.


Minicurso 3

Redes de sensores sem-fio sob a perspectiva do EPOS por Arliones Hoeller Junior (UFSC), Antônio Augusto Fröhlich (UFSC).


Resumo: Redes de sensores sem-fio e outros sistemas pervasivos são cada vez mais comuns em nosso dia a dia. Esta tecnologia traz, junto das novas possibilidades de aplicações, um grande conjunto de desafios, o que deu margem ao surgimento de novas soluções de integração de componentes de processamento (CPU) e rádio, novos mecanismos de comunicação, variadas implementações de controle de acesso ao meio (MAC), sempre atendendo as rígidas restrições em termos de capacidade de processamento, potencia de transmissão e, de modo especial, consumo de energia. Para tratar tudo isso, uma série de novos sistemas operacionais focou no domínio de redes de sensores sem-fio , abstraindo as funcionalidades de sensoriamento e comunicação, com o objetivo de agilizar o processo de desenvolvimento de aplicações. Este minicurso visa apresentar as principais características das redes de sensores sem-fio focando em temas importantes a serem considerados durante o desenvolvimento de aplicações, utilizando-se para isso dos trabalhos desenvolvidos para implementação do EPOS e do EPOSMOTE.


Ministrante: Arliones Hoeller Jr. possui mestrado (2007) e bacharelado (2004) em Ciências da Computação, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e está cursando doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas, também na UFSC. Atualmente coordena a equipe do projeto EPOS Mote no Laboratório de Integração Software/Hardware (LISHA) da UFSC. Tem experiência em sistemas operacionais, redes industriais, sistemas de tempo-real e gerenciamento do consumo de energia, com especial foco em sistemas embarcados.


Minicurso 4

Uso de Aprendizado de Máquina em Compiladores por José Amaral (University of Alberta).


Resumo: Este minicurso discute diferentes abordagens para a utilização de aprendizado em compiladores. Uma destas abordagem e´ a Optimização Orientada por Realimentação (OOR) e a importância de utilizar múltiplas execuções de um programa com diversos dados de entrada para capturar o comportamento de um programa. A segunda abordagem discutida consiste na utilização de aprendizado por máquina para determinar estratégias específicas de compilação em um compilador Just-in-Time (JiT). A última abordagem discutida consiste na utilização de mineração de dados para descobrir oportunidades para melhoria de geração de código em um compilador JiT.


Ministrante: José Nelson Amaral is a professor of Computing Science at the University of Alberta, Canada. He received the Ph.D. in Electrical and Computer Engineering from the University of Texas at Austin, in 1994, the M.E. from the Instituto Tecnológico de Aeronautica, São José dos Campos, SP, Brazil, and the B.E. from the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), RS, Brazil. His current research interests include Compiler Design, Static Analysis, Feedback Directed Compilation, Computer Architecture, High-Performance Computer Systems, and the application of learning methods to the design of compilers. His previous research includes Cache-Conscious Algorithms, Internet Protocol Routing Caches, Artificial Neural Networks, Combinatorial Optimization Problems, Parallel Architectures for Symbolic Processing, Multi-Threaded Architectures and Programming Models. Dr. Amaral is a Senior Member of the IEEE and a Distinguished Speaker for ACM.